Adestramento de cães

O que é, para que serve e quais os tipos de adestramento de cães?

Não venho aqui trazer a definição do que é adestramento de cães, mas sim mostrar qual é a visão que tenho sobre o assunto e dar vários motivos para você aprender mais sobre ele. Além, é claro, de quebrar alguns mitos que provavelmente você já deve ter ouvido por aí.

 

Adestramento de cães

O que é adestramento de cães?

Eu vejo o adestramento de cães como um conjunto de habilidades e ferramentas necessárias para você conviver em paz e feliz com um cão dentro da sua casa. Atualmente nós estamos muito mais próximos dos nossos cães, convivendo com eles dentro de nossas casas ou apartamentos.

Por isso é muito comum, mesmo a pessoa morando em uma casa, não deixar o cão isolado no jardim. Dessa forma o cão também tem acesso a toda a casa e muitas vezes dorme até com a pessoa no mesmo quarto. Quanto mais próximo é esse convívio, maiores as chances de termos conflitos e mais a gente precisa conhecer aquele que está dentro da nossa casa, concorda?

Não é exatamente esse o grande dilema dos casais que vivem juntos? Ou dos universitários que precisam dividir um quarto na república? E aqueles que precisam morar de favor na casa de parentes? Qual é a grande dificuldade em todos esses casos?

Se você já vivenciou algo do tipo, deve ter percebido como o convívio é muito difícil em algumas situações. Certamente há muitos conflitos de interesses, conflitos culturais e grande parte deles estão relacionados aos conflitos na comunicação. Um fala, mas o outro não ouve ou não entende o que está sendo dito.

 

Por que será que temos cães?

Por que você acha que com os cães seria diferente? Se com outros seres humanos, que falam a nossa língua, temos problemas com a comunicação. Imagina com uma espécie totalmente diferente da nossa, que gosta de coisas estranhas, que faz coisas que não fazemos e que não falam a nossa língua.

Pois é, viver com uma pessoa que não faz questão alguma de entender você é muito difícil, concorda? Infelizmente essa é a realidade de muitos cães. Portanto aqui fica a grande pergunta: por que será que temos cães?

 

Por que você deveria adestrar o seu cão?

Agora que você já entendeu que conviver com outro ser vivo não é uma tarefa fácil, estamos caminhando para entender o porque o adestramento de cães é importante nessa relação.

Quando você aprende as bases de um bom adestramento, que falaremos mais adiante, você aprende basicamente os três pilares para um bom relacionamento: necessidades básicas, aprendizagem canina e comunicação canina.

Temos até um artigo falando sobre os três pilares fundamentais para um bom relacionamento com o seu cão, não deixe de ler.

Um bom adestramento é capaz de habilitar a família a entender quais são as necessidades do seu cão, como se comunicar com ele e como ensinar tudo aquilo que a família julga importante para o cão saber. Além disso, um dos principais objetivos do adestramento é facilitar a vida da família no seu dia a dia.

Veja alguns exemplos de como o adestramento pode facilitar a sua rotina no vídeo abaixo.

 

A origem dos problemas com cães

Quando você não constrói uma relação em cima de uma base forte, pautada nestes três pilares que falamos anteriormente, você acaba tendo muitos problemas. A ausência dessa base forte faz com que você não entenda o porquê o seu cão está:

 

Temos uma infinidade de problemas que 90% das famílias enfrentam justamente por não compreenderem o que é ter um cachorro em casa. E é justamente por isso que o adestramento de cães é tão importante. Só através dele a família será capaz de ter uma boa convivência e um bom relacionamento com o seu cão.

 

Adestramento de cães não é obediência

Na minha visão, adestrar um cachorro está longe de conseguir um cachorro obediente a qualquer custo, que faz tudo que eu quero na hora que eu quero. Alguns adestradores podem defender essa ideia, mas isso não é o que eu quero pra mim, para os meus alunos e nem para os meus cães.

Adestramento de cães é muito mais uma cooperação do que obediência. É você encontrar formas do seu cão querer fazer aquilo que você está pedindo e não simplesmente ter que fazer só porque você está pedindo.

Consegue notar a diferença? Você gosta daquelas pessoas mandonas que ficam pedindo pra você fazer tudo que elas querem, sem nem perguntar se você está disponível ou se você quer fazer aquilo? Analogamente temos aqueles que defendem o oposto, de que o cão adestrado é o cão que muitos chamariam de robozinho.

Aqui também encontramos uma outra discussão. Se é ou não é possível educar um cão sem broncas ou punições. E o principal argumento de quem diz que não é possível é de que adestramento sem broncas é ser permissivo e deixar o cachorro fazer o que quiser. O que claramente não é verdade.

Isso é um mito. Há vários outros mitos como esse, principalmente quando falamos do adestramento positivo, que não utiliza broncas para corrigir comportamentos.

Quem aqui nunca ouviu aquela história de que o cachorro só obedece o adestrador? Por que será que isso acontece? Esse é outro problema muito comum ocasionado por uma falta de entendimento do que é o verdadeiro adestramento.

 

Quais são os tipos de adestramento de cães?

Antes nos aprofundarmos mais nos mitos do adestramento de cães, é importante entender quais são os tipos de adestramento existentes, até para você saber o que existe por aí e escolher o que se encaixa melhor no seu perfil. Basicamente temos três tipos de adestramento de cães:

  • Tradicional;
  • Misto;
  • Positivo.

 

Cada um deles utiliza de uma forma diferente os quadrantes do condicionamento operante. O condicionamento operante é uma das áreas estudadas pela psicologia na área de comportamento animal e que aplicamos aos cães. Há os quadrantes dos reforços (positivo e negativo) e punições (positiva e negativa).

No caso do adestramento tradicional, se trabalha muito com o reforço negativo e punição positiva. Por outro lado, no adestramento misto utiliza-se todos os 4 quadrantes. Já no adestramento positivo focamos mais nos quadrantes do reforço positivo e punição negativa.

Sei que pode parecer confuso nesse momento, mas não deixe de ver a explicação do vídeo abaixo sobre a diferença dos adestramentos.

 

Os mitos do adestramento positivo

Eu particularmente tento aplicar a metodologia do adestramento sem broncas não só para a minha vida, no relacionamento com pessoas e cães, mas também com os meus alunos. Depois que comecei a fazer isso, vi como o adestramento positivo melhorou demais o relacionamento entre os cães e seus donos.

Já fiz inclusive uma live no Instagram falando da minha trajetória e como cheguei no adestramento positivo. Isso só aconteceu depois de muitas tentativas frustradas de utilizar o adestramento tradicional e misto que encontrava pela internet.

E quando falamos em adestramento de cães sem broncas, surgem muitos mitos e afirmações que não são válidas. Temos uma aula só para falar e quebrar todos esses mitos que encontramos por aí sobre o adestramento de cães, recomendo que você veja.

Da mesma forma que na educação dos filhos não há uma verdade absoluta e cada um escolhe a forma que vai educar os seus, com o adestramento de cães não seria diferente. O importante é você conhecer várias opções e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e que estão alinhadas aos seus valores de vida.

No meu caso, me identifiquei muito mais com o adestramento positivo e é ele que eu levo para a minha vida.

 

Como adestrar o meu cachorro e deixar ele educado?

Espero que tenha ficado claro que educar um cão não é um caminho fácil. É simples, mas não é fácil, só que é o único caminho que eu acredito. Devemos sim respeitar os nossos cães e nos dedicarmos para que eles também tenham uma vida feliz. Afinal, eles dependem 100% de nós para qualquer coisa.

Portanto seria justo que estivéssemos sempre atentos para oferecer tudo aquilo que eles precisam para serem felizes conosco e isso tudo é possível através do adestramento positivo.

Pensando nisso eu resolvi criar um portal de adestramento de cães on-line para todos aqueles tutores que estão em busca de informações sólidas e consistentes. No Portal Cão+Saudável você encontrará o curso de fundamentos com toda a explicação dos três pilares fundamentais para conseguir um relacionamento saudável com o seu cão.

Além do curso de fundamentos, há vários outros cursos exclusivos que abordam todos os problemas que um dono de cachorro enfrenta. E o melhor, você ainda tem 7 dias grátis para testar. Não perca essa oportunidade de mudar para sempre o seu relacionamento com o seu cão.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO