Como se preparar para a chegada do filhote em casa

Se você está pensando em trazer um filhote para casa ou já está tudo programado para chegar em breve, esse artigo é para você se preparar para a chegada do filhote.

 

preparar para chegada do filhote

Providenciando e comprando o que falta (enxoval do filhote)

Aqui vai uma lista de itens essenciais que não pode faltar na casa com um filhote. Vou dividir em 6 categorias:

  1. Alimentação:
  2. Brinquedos:
    • Roedores (roedores artificiais e naturais).
    • Alimentadores (recheáveis e dispensadores de alimentos).
    • Interação (bolinha, cabo de guerra, pelúcias).
  3. Passeios:
    • Coleira de pescoço com plaquinha de identificação.
    • Peitoral comum (do mais simples, pois logo perderá).
    • Guia de 1,5 a 2,0 metros de comprimento.
    • Saquinhos para cocô.
  4. Treinamento:
    • Clicker (opcional mas muito útil).
    • Petisqueira (opcional mas muito útil).
  5. Descanso:
    • Caminha (opcional, porque há muito erro de xixi e destruição).
    • Caixa de transporte (os cães adoram uma toquinha fechadinha).
  6. Outros:
    • Banheirinho (tapete higiênico, jornal, plataforma, grama, etc.)
    • Cercadinho ou portãozinho, ótimo para dividir os ambientes.

 

Tem o porquê da escolha de cada um desses itens, mas vou deixar esse assunto para outro artigo, por enquanto só confie que eles são essenciais.

 

preparar para chegada do filhote

Preparando a casa para a chegada do filhote

Assim como devemos preparar a nossa casa para a chegada do bebê humano, por que não prepará-la para a chegada do filhote de cachorro também, não é mesmo?

 

1. Organizando o cantinho do filhote (suíte canina)

No começo é muito importante que o seu cão tenha um cantinho para passar a maior parte do dia em que você não poderá ficar supervisionando ele. Apesar disso, esse cantinho não será onde ele irá dormir nas primeiras semanas, se quiser entender o porquê disso, leia o artigo sobre como fazer o filhote não chorar a noite inteira.

A questão da restrição do espaço vai te ajudar em vários pontos, principalmente na questão de independência emocional, evitar destruição indesejada e xixi e cocô no lugar errado. Quanto menor o espaço disponível para o cão, menores as chances dele errar.

É por isso que não recomendo deixar o filhote solto o tempo todo porque as chances dele sair fazendo xixi e cocô por todos os cantos é muito alta.

Se quer aprender como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo, leia o artigo sobre esse assunto. Também já escrevi sobre como evitar que o cão destrua sua casa inteira.

 

2. Organizando a casa para evitar problemas

Se organize aí para saber quais partes da casa o seu filhote terá acesso e quais será proibido a entrada ou permanência dele. Desde que isso esteja bem claro na sua cabeça desde o início, será muito fácil o filhote aprender com o tempo.

Aqui por exemplo os cães não podem entrar na cozinha e área de serviço, por isso colocamos um portãozinho nessas áreas para que eles não possam entrar. Depois de apenas 3 meses podemos deixar o portãozinho aberto que não entram mais, mas evitamos dar chance ao erro e mantemos sempre fechado.

É importante também retirar todas as coisas que podem ser perigosas para o filhote, como objetos pequenos, fiação exposta e plantas tóxicas para cães. Se por acaso sua casa tem piscina, é uma boa não deixar o filhote ter acesso a ela ou então colocar um cercado em volta ou uma tela com lona para evitar afogamento.

Muito cuidado também com os tapetes, pois eles são extremamente atrativos para os filhotes e com certeza eles começarão a utilizá-los como banheiro. Futuramente você poderá voltar com eles quando seu cão já tiver aprendido, mas agora não é o momento. Muita atenção com janelas, sacadas e escadas, pois os filhotes ainda não tem noção de altura e de perigo.

Nada de deixar produtos de limpeza, venenos ou objetos cortantes espalhados pela casa também, pelo amor de Deus.

 

preparar para chegada do filhote

Preparando o financeiro para os gastos

Se engana quem acha que não precisa gastar nada para ter um cão. Desde o primeiro dia você já vai ter o gasto com o enxoval, além de:

  • Alimentação (ração ou alimentação natural).
  • Reposição de brinquedos e acessórios.
  • Saúde (consulta veterinária, exames de sangue e de imagem, remédios, vacinas, vermífugos, anti-parasitas).
  • Cuidados básicos (tosa, banho, produtos de limpeza para o local).
  • Serviços extras (como uma creche/hospedagem, passeador, cuidador ou até mesmo adestrador).
  • Cursos (esses aqui são uma mão na roda e ajudam você a economizar dinheiro e tempo).

 

preparar para chegada do filhote

Agora que a casa está pronta, quais os próximos passos?

Estamos mal começando, fique tranquila. Ainda tem muita coisa por vir. A preparação inicial é só a ponta do iceberg, mas o trabalho realmente começa aqui. Depois que você preparar a sua casa para a chegada do filhote, você precisará se preocupar com a educação e treinamento dele.

Existem uma série de coisas importantes que você deve saber e aproveitar ainda na primeira infância do seu filhote, que é quando eles mais aprendem e absorvem tudo aquilo que estão ao redor dele. Nesse caso, recomendo que você leia os dois artigos abaixo para não perder mais tempo:

Não sei se você sabe, mas temos um curso completo com a explicação e prática em detalhes de todo o processo. Desde a escolha do filhote, como se preparar para a chegada na sua casa e quais são os próximos passos na educação desse filhote, tudo isso está dentro do Portal Cão+Saudável.

O Diário de um filhote, que é um dos bônus do Portal Cão+Saudável, tem documentado os três primeiros meses da nossa filhote Momo. Nele você encontra um cronograma de 12 semanas com todas as atividades, aulas e exercícios que você precisa fazer para ter um filhote educado dentro e fora da sua casa. Assim você não precisa mais se preocupar se está no caminho certo.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Se cadastre para ser lembrado. Aula ao vivo toda quarta às 20h!