Se você está pensando em trazer um filhote para casa ou já está tudo programado para chegar em breve, esse artigo é para você se preparar para a chegada do filhote.
Providenciando e comprando o que falta (enxoval do filhote)
Aqui vai uma lista de itens essenciais que não pode faltar na casa com um filhote. Vou dividir em 6 categorias:
- Alimentação:
- Escolher qual tipo de alimento seu filhote comerá, se ração ou alimentação natural.
- Providenciar um comedouro lento e uma vasilha para água.
- Brinquedos:
- Roedores (roedores artificiais e naturais).
- Alimentadores (recheáveis e dispensadores de alimentos).
- Interação (bolinha, cabo de guerra, pelúcias).
- Passeios:
- Coleira de pescoço com plaquinha de identificação.
- Peitoral comum (do mais simples, pois logo perderá).
- Guia de 1,5 a 2,0 metros de comprimento.
- Saquinhos para cocô.
- Treinamento:
- Clicker (opcional mas muito útil).
- Petisqueira (opcional mas muito útil).
- Descanso:
- Caminha (opcional, porque há muito erro de xixi e destruição).
- Caixa de transporte (os cães adoram uma toquinha fechadinha).
- Outros:
- Banheirinho (tapete higiênico, jornal, plataforma, grama, etc.)
- Cercadinho ou portãozinho, ótimo para dividir os ambientes.
Tem o porquê da escolha de cada um desses itens, mas vou deixar esse assunto para outro artigo, por enquanto só confie que eles são essenciais.
Preparando a casa para a chegada do filhote
Assim como devemos preparar a nossa casa para a chegada do bebê humano, por que não prepará-la para a chegada do filhote de cachorro também, não é mesmo?
1. Organizando o cantinho do filhote (suíte canina)
No começo é muito importante que o seu cão tenha um cantinho para passar a maior parte do dia em que você não poderá ficar supervisionando ele. Apesar disso, esse cantinho não será onde ele irá dormir nas primeiras semanas, se quiser entender o porquê disso, leia o artigo sobre como fazer o filhote não chorar a noite inteira.
A questão da restrição do espaço vai te ajudar em vários pontos, principalmente na questão de independência emocional, evitar destruição indesejada e xixi e cocô no lugar errado. Quanto menor o espaço disponível para o cão, menores as chances dele errar.
É por isso que não recomendo deixar o filhote solto o tempo todo porque as chances dele sair fazendo xixi e cocô por todos os cantos é muito alta.
Se quer aprender como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo, leia o artigo sobre esse assunto. Também já escrevi sobre como evitar que o cão destrua sua casa inteira.
2. Organizando a casa para evitar problemas
Se organize aí para saber quais partes da casa o seu filhote terá acesso e quais será proibido a entrada ou permanência dele. Desde que isso esteja bem claro na sua cabeça desde o início, será muito fácil o filhote aprender com o tempo.
Aqui por exemplo os cães não podem entrar na cozinha e área de serviço, por isso colocamos um portãozinho nessas áreas para que eles não possam entrar. Depois de apenas 3 meses podemos deixar o portãozinho aberto que não entram mais, mas evitamos dar chance ao erro e mantemos sempre fechado.
É importante também retirar todas as coisas que podem ser perigosas para o filhote, como objetos pequenos, fiação exposta e plantas tóxicas para cães. Se por acaso sua casa tem piscina, é uma boa não deixar o filhote ter acesso a ela ou então colocar um cercado em volta ou uma tela com lona para evitar afogamento.
Muito cuidado também com os tapetes, pois eles são extremamente atrativos para os filhotes e com certeza eles começarão a utilizá-los como banheiro. Futuramente você poderá voltar com eles quando seu cão já tiver aprendido, mas agora não é o momento. Muita atenção com janelas, sacadas e escadas, pois os filhotes ainda não tem noção de altura e de perigo.
Nada de deixar produtos de limpeza, venenos ou objetos cortantes espalhados pela casa também, pelo amor de Deus.
Preparando o financeiro para os gastos
Se engana quem acha que não precisa gastar nada para ter um cão. Desde o primeiro dia você já vai ter o gasto com o enxoval, além de:
- Alimentação (ração ou alimentação natural).
- Reposição de brinquedos e acessórios.
- Saúde (consulta veterinária, exames de sangue e de imagem, remédios, vacinas, vermífugos, anti-parasitas).
- Cuidados básicos (tosa, banho, produtos de limpeza para o local).
- Serviços extras (como uma creche/hospedagem, passeador, cuidador ou até mesmo adestrador).
- Cursos (esses aqui são uma mão na roda e ajudam você a economizar dinheiro e tempo).
Agora que a casa está pronta, quais os próximos passos?
Estamos mal começando, fique tranquila. Ainda tem muita coisa por vir. A preparação inicial é só a ponta do iceberg, mas o trabalho realmente começa aqui. Depois que você preparar a sua casa para a chegada do filhote, você precisará se preocupar com a educação e treinamento dele.
Existem uma série de coisas importantes que você deve saber e aproveitar ainda na primeira infância do seu filhote, que é quando eles mais aprendem e absorvem tudo aquilo que estão ao redor dele. Nesse caso, recomendo que você leia os dois artigos abaixo para não perder mais tempo:
- 5 coisas que você deve ensinar ao seu filhote desde já.
- 10 coisas que você precisa saber sobre filhotes.
Não sei se você sabe, mas temos um curso completo com a explicação e prática em detalhes de todo o processo. Desde a escolha do filhote, como se preparar para a chegada na sua casa e quais são os próximos passos na educação desse filhote, tudo isso está dentro do curso Cão Popstar.
O Diário de um filhote, que é um dos bônus do curso Cão Popstar, tem documentado os três primeiros meses da nossa filhote Momo. Nele você encontra um cronograma detalhado com todas as atividades, aulas e exercícios que você precisa fazer para ter um filhote educado dentro e fora da sua casa com tarefas semanais. Assim você não precisa mais se preocupar se está no caminho certo.