Como fazer filhote parar de morder as mãos e pés

Filhotes mordem e vão continuar mordendo para o resto da vida. Isso não significa que ele precisa morder a sua mão, seu calcanhar ou sua roupa. Como fazer então para o filhote parar de morder?

Filhote mordendo

Por que os filhotes mordem?

Já parou para pensar como os cães têm uma mandíbula poderosa, cheia de dentes e com uma força espetacular? Para que você acha que serve essa boca cheia de dentes? Morder! Nunca se esqueça que os cães não conseguem segurar as coisas com as patas da mesma forma que seguramos e manipulamos objetos com as mãos.

Eles não possuem polegares e a principal forma deles interagirem com o mundo e carregarem as coisas, é com a boca. Outro ponto importante é que filhotes interagem com outros cães e pessoas mordendo, principalmente quando estão mais agitados ou estão brincando.

Filhotes amam brincar de morder

Se você reparar dois filhotes brincando, eles passam mais da metade do tempo mordendo um ao outro. E aí se encontra o problema. Muitas pessoas pegam, sem saber, o filhote antes dos 60 dias de idade e tiram a oportunidade desse cão aprender a interagir mordendo com outros animais.

É no dia a dia e nas brincadeiras com seus irmãos de ninhada que ele vai aprender que quando ele morde mais forte, a brincadeira acaba porque machuca o seu irmãozinho e ele sai de perto.

Com o tempo ele vai aprendendo a controlar melhor a força da mordida para não acabar com a brincadeira muito cedo. Isso acontece 20, 30, 50, às vezes mais de 100 vezes, todos os dias, durante todo o tempo que eles estão juntos. Se você tira isso dele, pense que essas 100 mordidas vão acontecer em você todos os dias e pode ter certeza de que vai machucar e muito.

Porque eles não gostam de serem tocados

Se você tenta tocar no seu filhote e ele imediatamente vem mordendo a sua mão, cuidado. Isso pode ser um sinal de que o seu filhote não gosta de ser tocado e de que também não foi acostumado ao toque. Os cães não nascem gostando de serem tocados, tanto é que você não vê um cão acariciando as costas do outro cão.

Você precisa acostumar o seu cão a ser tocado em todas as partes do corpo e precisa ensinar ele a aceitar melhor os toques. Veja um exemplo de um treino para aceitar a ser tocado.

Filhote mordendo tudo

Prepare a paciência até o filhote parar de morder

Prepara-se para ter muita paciência e ter braços e pernas arranhadas, roupas rasgadas. Já que o seu filhote não teve oportunidade de aprender isso com seus irmãos, agora essa tarefa passa a ser inteiramente sua. Quanto mais o seu cão aprende com outros cães, menos mordidas você vai precisar levar para aprender. Mas como podemos amenizar essa situação?

Não estou dizendo para você deixar o seu filhote mordendo você, , mas já que você sabe que o seu filhote só interage com a boca, o segredo é a antecipação. Não fique esperando ele te morder ou sequer tente interagir com ele com as suas mãos.

Eu só interajo com um filhote com um brinquedo longo e macio na mão, porque assim as chances dele morder o brinquedo ao invés da minha mão aumentam. Veja esse vídeo para ver um exemplo real disso acontecendo na prática.

Se mesmo assim ele vier na sua mão, tente fazer o papel dos irmãos dele. Não é morder o filhote de volta, mas sinalizar que machucou falando alguma coisa e imediatamente interrompendo a interação e saindo do ambiente sem que o filhote tenha oportunidade de vir atrás me mordendo. Lembrando: você vai ter que fazer isso umas 500 vezes e talvez ele ainda não entenda.

A suíte canina pode ajudar demais nesse processo

Por isso é muito importante que esse cão tenha a suíte canina dele e não fique solto pela casa toda, pois dessa forma, fica impossível transitar pela casa ou ir para algum lugar sem o filhote ter possibilidade dele ficar mordendo seu calcanhar.

Só que para isso é importante ensinar o seu filhote a ficar sozinho. Temos um artigo sobre esse assunto aqui no site, não deixe de ver.

Outro ponto muito importante que falei anteriormente mas talvez você não tenha dado atenção, é que se o filhote está muito agitado, você não deve interagir com ele. Quando um cão está ansioso ou agitado, ele tende a redirecionar isso para a boca, mordendo mais vezes e mais forte.

Brincar com um cão quando ele está muito agitado ou eufórico, é pedir para receber mordidas dolorosas. Nessas horas é melhor redirecionar para algum brinquedo ou até mesmo deixar ele no cantinho dele até se acalmar.

Já tentei várias vezes mas não consigo fazer o filhote parar de morder

Saiba que isso é um processo lento, que você terá que repetir milhares de vezes, provavelmente até pelo menos os 5, 6, às vezes 7 meses de idade desse cão até isso de fato começar a diminuir ou parar. O tempo que vai demorar vai depender do quão mordedor o seu filhote é e o quão bem você está realizando esses procedimentos.

Oferecer opções de roedores naturais ou de nylon para esse filhote costuma ajudar muito também, pois agora ele pode redirecionar toda essa vontade de morder para seus próprios brinquedos e não mais para as suas mãos ou pernas.

Cuidado para não cometer um erro muito comum: o filhote começar a morder você e você tentar colocar um brinquedo na boca dele para ele parar. Não faça isso, pois você pode estar recompensando as mordidas. É como se você desse um petisco para o seu cão todas as vezes que ele começa a te morder.

Ao invés disso, você pode se afastar do cão e esperar que ele sozinho redirecione as mordidas para algum brinquedo. Por isso é importante sempre ter brinquedos atrativos à disposição e por perto. Se ele fizer isso sozinho, aí sim é hora de parabenizá-lo e dar muita atenção, além de continuar com as brincadeiras.

Quer saber como ter um Cão Popstar sem ter que contratar um adestrador e sem ter experiência em adestramento?

Se você quer se aprofundar mais nesse assunto, venha conhecer o curso Cão Popstar, testado e aprovado por mais de 1.000 famílias com cães de todas as idades e raças. Se você quer ter um filhote super comportado, que é o centro das atenções e querido por todos, basta apertar aqui.

Dentro do curso você também tera acesso ao guia do filhote com aulas práticas para tirar todas as suas dúvidas sobre os principais problemas que as famílias enfrentam com filhotes, além de um cronograma de treino completo indicando todas as atividades que você precisa fazer semana a semana para ter um Cão Popstar.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO