Cachorro triste

Como saber se o cachorro está triste ou depressivo

Será que o meu cachorro está triste ou depressivo? Essa, com certeza, é uma pergunta que todo dono de cachorro que realmente ama o seu cão já deve ter feito para si.

O que devemos fazer então para garantir que o cão tenha uma vida boa pra cachorro?

Os três pilares do Cão Popstar [NCA]

Para que você possa ter essa responda, primeiro é importante entender quais são as necessidades básicas de um cão. No Método Cão Popstar podemos avaliar que um cachorro pode estar triste quando é preciso fortalecer algum dos pilares abaixo:

  1. Necessidades básicas;
  2. Comunicação canina;
  3. Aprendizagem canina.

Vou explicar cada um deles, mas saiba que essa classificação é apenas uma maneira que encontrei de explicar esse assunto de forma mais didática para os tutores. Não há uma regra geral e nem alguma convenção a respeito desse assunto.

Cachorro feliz

1) Necessidades básicas: o que são e como satisfazê-las.

Aqui é onde o seu cachorro deve ter oportunidade de ser cachorro de verdade. Portanto a falta de oportunidade de ser cachorro pode deixar ele triste, apático ou até depressivo.

Para evitar isso, é importante você saber quais são os comportamentos naturais dos cães. Veja aqui um vídeo falando sobre comportamentos naturais dos cães. Podemos classificar as necessidades básicas em três grandes categorias.

Atividades físicas

Todos sabemos da importância de nos exercitarmos para manter o corpo e mente saudáveis e com os cães não seria muito diferente. Por isso é importante o cão ter oportunidade de gastar sua energia através de atividades mais intensas como corridas, passeios na natureza, brincadeiras de cabo de guerra, bolinha, frisbee.

Você pode até mesmo praticar esportes com o seu cão como agility, canicross, pastoreio, dança, etc.

Atividades mentais

Já reparou como você fica cansado ao final de um dia após ter passado o dia inteiro sentado em uma cadeira trabalhando? Como podemos ficar cansados se não demos sequer uma volta no quarteirão de casa? Pois é, a mente muitas vezes nos cansa muito mais do que os exercícios físicas.

Agora imagina o seu cão que fica o dia inteiro em casa ocioso, sem nenhum desafio mental. Você acha que isso é saudável pra ele? Portanto é muito importante ensinar coisas novas ao seu cão durante sua vida inteira.

Atividades sociais

Os cães, assim como nós, são animais sociais. Eles gostam de viver em grupo e ter contato com outras pessoas e cães. Afinal, imagino que ninguém gostaria de passar o resto da vida preso em uma cela, sozinho, sem ter contato algum com o mundo lá fora, não é mesmo? Mas infelizmente essa é a vida de muitos cães.

Quanto mais esse cão for inserido na rotina e nas atividades da família, maiores as chances das necessidades sociais dele estarem sendo supridas. Por isso é importante que o seu cão tenha sido bem treinado para saber se comportar em todas essas situações.

Ensinar cachorro

2) Comunicação canina: o seu cão fala, mas nem sempre você escuta.

O segundo pilar do Cão Popstar serve para garantir que o seu cachorro não tenha uma vida triste e nem que ele se sinta incompreendido ao seu lado.

Assim como nós não gostaríamos de morar o resto da vida com uma pessoa que não fala a nossa língua, não entende os nossos costumes e não faz questão alguma de entender o que estamos falando, eles também não gostariam.

Se você já foi para algum país em que você não falava a língua local, já deve ter sentido na pele o que é isso. Portanto um cachorro que não é compreendido está fadado a ter uma vida muito triste.

Caso não tenha ido ainda, não tem problema, saiba que é algo muito desagradável. Você fala, tenta explicar, gesticula, faz sinais, tenta de tudo, mas se a pessoa não se esforçar para te entender não haverá diálogo. E saiba que essa é a realidade de muitos cães. Eles se esforçam muito para nos entender, mas na grande maioria das vezes, nós não nos esforçamos o suficiente para entendê-los.

Saiba que a principal forma de comunicação dos cães é através da linguagem corporal deles, e aí entram os sinais de relaxamento, sinais de calma ou apaziguamento, sinais de medo e por fim, os sinais de agressividade. Esse conjunto de sinais fazem parte da escada da agressividade, ilustrado na imagem abaixo.

Escada da agressividade

Espero que tenha ficado claro a importância de saber ler o seu cão e entender o que ele está dizendo. Se você quer saber como aprender a falar cachorrês, não deixe de ver este vídeo aqui.

Dessa forma você será capaz de reduzir os conflitos na comunicação, que afetam não só as relações entre cães e pessoas, mas também entre as próprias pessoas e muitos casais.

Comunicação canina

3) Aprendizagem canina: não basta apenas deixar o cachorro ser cachorro.

Vimos que é importante o seu cão ter oportunidade de fazer coisas que ele gosta. Porém, não basta apenas deixar ele fazer tudo que quer, de qualquer jeito. Se você fizer isso, com certeza continuará tendo problemas.

Portanto é necessário ensinar ao cão como ele deve se comportar em diversas situações do nosso dia a dia, bem como aprender o que ele deve fazer nessas situações. Mas como você vai ensinar o seu cão alguma coisa se você não sabe como ele aprende?

É aqui que você verá a necessidade de aprender mais sobre como eles aprendem, o que é condicionamento operante, condicionamento clássico, reforço, punição, extinção do comportamento, análise do comportamento, ABC canino, dentre outros.

Todos esses conceitos fazem parte da ciência do treinamento de animais e são cruciais para que você saiba como ensinar algo ao seu cão e analisar toda a situação para entender o que ele está de fato aprendendo.

Ou seja, se o seu cão está fazendo alguma coisa, de acordo com a teoria do condicionamento operante, ele está sendo reforçado de alguma forma. Caso contrário, ele não continuaria fazendo aquilo, por mais que você não saiba o que está reforçando esse comportamento.

Se quiser aprender um pouquinho mais sobre esses assuntos, recomendo que veja os vídeos abaixo:

E agora, será que seu cachorro ainda está triste?

Parece bastante coisa, não é mesmo? O problema é que são tantas coisas novas que você vai ficar perdido achando que não dará conta do recado.

Fique tranquilo, esse é o primeiro passo para melhorar a vida do seu cão e garantir que o seu cachorro não fique triste. Se você chegou até aqui, tenho certeza de que já tem uma ideia de onde você deve começar a implementar as mudanças.

Não deixe de ver também esse vídeo abaixo onde falo um pouco mais sobre esse assunto.

Essa é a base do Método Cão Popstar. Se faz sentido para você, não deixe de vir conhecer o curso Cão Popstar onde temos um curso completo sobre os pilares e as habilidades que você possa garantir que o seu cãozinho está tendo a melhor vida que ele poderia ter ao seu lado.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO