Como fazer cachorro parar de roer e destruir as coisas

Como fazer aquele cachorro parar de roer e destruir as paredes, armários, cadeiras, chinelos, sapatos, carregadores de celular, rodapés, portas, janelas e tudo que ele vê pela frente?

A destruição, apesar de ser algo muito comum entre os cães, não é algo tão simples de ser resolvido. Afinal, se fosse simples, ninguém teria problemas com isso, não é mesmo?

Cachorro roer e destruir

Por que o cachorro gosta de roer e destruir as coisas?

Independente de você gostar ou não, da raça, da idade ou de onde o seu cachorro mora, ele vai gostar de roer e destruir as coisas. Isso é um comportamento natural da espécie.

Se você não sabe muito bem quais são os comportamentos naturais dos cães, recomendo que veja o vídeo abaixo.

Para ajudar você a entender melhor o que isso quer dizer, vou te dar um exemplo. É natural para nós humanos nos interessarmos por assistirmos televisão, não é mesmo?

Muitas pessoas gostam de sentar em frente a uma caixa preta com uma tela de vidro que mostra várias imagens coloridas e fica piscando. Isso é natural pra gente.

Agora imagine que você mora em uma casa em que todas as vezes que você tenta ligar a televisão, alguém te deixa de castigo, pois você não pode fazer isso. Aquela caixa preta não pode ser ligada, deve ser apenas observada. Não faz sentido nenhum, não é mesmo?

Pois é. Sabe qual é o significado de um controle remoto para um cachorro? Um objeto de um tamanho perfeito para colocar na boca e mastigar e muitas vezes ainda tem um cheirinho bom da sua mão. Por que não usá-lo para aliviar o tédio e essa necessidade de mastigar algo?

Transferindo a ansiedade e tédio para a boca

Como citei anteriormente, os cães adoram essas atividades de roer e destruir, principalmente coisas mais duras. O problema é que a maioria das pessoas que estão passando por problemas de destruição, alegam que o cachorro tem muitos brinquedos, mas na verdade não tem.

Na maioria das casas em que eu vou que as pessoas alegam isso, eu costumo pedir para a pessoa recolher todos os brinquedos do cão e me mostrar. Quando eu faço isso, sabe qual é o resultado?

A pessoa gasta um tempão pra tentar achar uma meia dúzia de ursinhos de pelúcias e bolinhas. O seu cão está roendo objetos metálicos, de madeira e comendo até a parede. Você acha mesmo que ele se interessa por pelúcias e coisas macias desse tipo?

“Mas o meu cachorro já tem muitos brinquedos”

O meu cão atual já é um cão idoso e não tem muito mais energia e nem vontade de ficar roendo e destruindo coisas.

No entanto, mesmo assim eu faço questão de sempre estar buscando novidades para que ele tenha coisas para fazer na minha ausência ou quando eu não posso dar atenção a ele.

A imagem abaixo serve para ilustrar parte das coisas que utilizamos aqui em casa com a finalidade de oferecer oportunidade para o meu cachorro roer e destruir coisas que ele pode.

Nem todos os itens dessa imagem ficam a disposição o tempo todo pra ele, mas é importante entender que há uma variedade grande.

Se quiser entender um pouco mais sobre os brinquedos e suas categorias, veja essas duas publicações do Instagram sobre esse assunto:

E por que falei disso tudo? Porque quando os cães estão mais ansiosos ou entediados, eles acabam transferindo isso para a boca e sentem mais necessidade de mastigar algo.

Se você tem um Golden retriever em casa, é só ver o que eles costumam fazer quando estão mais agitados.

Normalmente assim que chega uma visita, o cachorro busca algo para pegar com a boca (uma bolinha ou pelúcia) ou até mesmo o braço e perna das visitas.

Ofereça coisas para o cachorro roer e destruir

Entendido que isso é uma necessidade dos cães, agora é preciso encontrar coisas para que o cão consiga suprir suas necessidades. Como já falamos, dei várias opções de roedores para que você possa deixar disponível para o seu cão.

Além dos roedores, é importante fornecer atividades para que ele possa fazer também quando você não pode dar atenção ou vai sair de casa.

Para isso utilizamos o enriquecimento ambiental alimentar, que nada mais é do que utilizar o próprio alimento do cão para deixar o ambiente dele mais rico em atividades.

Já fiz uma publicação sobre esse assunto, onde mostro 7 atividades que você pode fazer com materiais que você encontra em casa.

Como ele vai aprender o que pode e o que não pode destruir?

Até agora você deve ter percebido que eu não falei nada sobre ensinar o cão, não é mesmo? E sabe por quê? Porque não precisa.

A partir do momento em que você encontra coisas que o seu cachorro gosta de roer e destruir, ele não sentirá tanta necessidade de ficar procurando coisas para fazer.

Mas se mesmo assim ele continua mexendo em algo que não deveria, a melhor coisa que você pode fazer por enquanto são duas:

  • Tirar o acesso do cão aos objetos que ele não pode destruir (restrição de espaço);
  • Retirar os objetos do ambiente até o cão perder o interesse na destruição.

Só o fato dele não ter acesso a essas coisas e não ter o gostinho de destruí-las já fará com que ele não se interesse por elas após algumas semanas ou meses roendo e destruindo outras coisas.

Gradualmente você poderá ir reintroduzindo esses objetos e observando se o seu cão vai mexer neles.

Se ele tentar mexer, basta afastar o cão até no máximo duas vezes. Caso ele continue insistindo, retire o cão do ambiente ou retire o objeto do alcance do cão.

Deixando o cachorro sozinho sem roer e destruir a casa

Tomando todos esses cuidados, chegamos finalmente a última etapa. No começo, se você não tem certeza se o seu cão vai mexer ou não em coisas que não pode, é importante você criar um espaço à prova de erros.

Chamamos esse espaço de suíte canina. Mas para isso, é importante ensinar o seu cão a gostar de ficar sozinho.

Agora é a hora da verdade

Depois que o seu cão já está acostumado a ficar sozinho na suíte canina dele, agora sim é hora de ir dando mais liberdade ao cão. Primeiro com você ainda em casa, você vai dando acesso aos outros cômodos, mas sem ficar de olho o tempo todo.

Se não acontecer nenhum acidente ao longo desse tempo, você pode ir aumentando o tempo e os espaços em que ele tem acesso gradualmente nos próximos dias. Até que eventualmente ele terá acesso à casa toda (ou quase toda) e durante grande parte do dia.

Primeiro elimine as chances de erro, depois dê liberdade

É nessa hora que você descobrirá se você fez um bom trabalho ou não. Caso não tenha feito, não tem problema, é só voltar algumas etapas e fazer novamente.

Aula gratuita completa para fazer seu cachorro parar de roer e destruir tudo

Além disso, se quiser uma aula aprofundada sobre xixi e cocô no lugar errado, destruição de móveis e objetos, mordidas de filhotes e latidos excessivos, não deixe de se inscrever no nosso Curso Gratuito de Adestramento de Cães.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO