Se você acabou de pegar um filhote e quer saber como você pode fazer para deixar ele sozinho em casa, não deixe de ler este artigo até o final.
Os dois grandes erros ao trazer um filhote para casa
Você tem duas coisas que vão dificultar muito a sua vida quando falamos em deixar o filhote sozinho:
- Trazer o filhote para casa muito antes dos 60 dias de idade;
- Não preparar esse filhote para ficar sozinho em casa antes mesmo de precisar deixá-lo sozinho.
Sabe por que você não deveria pegar um filhote antes dos 60 dias de idade?
Um cão com menos de 60 dias de idade é um cão que não está emocionalmente maduro o suficiente para essa separação da mãe. É por volta dessa idade que ele vai tendo um pouco mais de autonomia e a própria mãe começa a fazer essa separação gradual, saindo do ambiente por um tempo e depois voltando.
Quando você separa o filhote da mãe, além de perder todo esse trabalho que ela faria, ainda rompe um laço muito forte de dependência. Portanto, nessa idade ele terá dificuldade em ficar sozinho e há grandes chances de desenvolver sérios problemas de independência e ansiedade, justamente por ter sido separado muito novo da mãe e dos irmãos.
Esse filhote vai ter mais dificuldade em ficar só, pois ele não foi preparado para isso nem no criador e nem por você, simplesmente porque vocês não tiveram tempo. E se você precisa sair para trabalhar e deixar esse filhote por mais de 6 horas sozinho, você tem um problema ainda maior.
Os cães são animais sociais e grande parte deles terão dificuldade em passar mais de 6 horas sozinhos como parte de suas rotinas.
Não há dica milagrosa para o filhote ficar sozinho
Deixar um filhote sozinho é mais complicado do que muitos pensam. É como querer deixar um bebê de 6 a 12 meses sozinho.
Se você já passou por essa situação, sabe o quão difícil é separar esse bebê da mãe nessa fase, justamente por conta da angústia por separação. Nem o pai parece acalmar o bebê. O mesmo acontece com o filhote de cachorro.
Eu posso tentar te dar o caminho das pedras para você procurar por conta própria e se aprofundar nesses assuntos.
Se você precisa deixar o cão sozinho antes de conseguir prepará-lo para isso, você só tem duas opções:
- Deixar o filhote na casa de alguém para que essa pessoa cuide dele e ele não fique sozinho;
- Combinar para que alguém fique na sua casa cuidando do filhote.
Você deixaria um bebê sozinho em casa?
Quem cuidará do filhote vai depender de cada caso. Pode ser um amigo, colega, parente ou até mesmo pagar alguém para fazer esse trabalho para você. Afinal, seria estranho pensar em deixar um bebê humano com menos de 1 ano de idade sozinho em casa enquanto a mãe sai para trabalhar, não é mesmo?
Mas poucos acham loucura fazer isso com um filhotinho de 2 meses. O problema é que apesar de serem de espécies diferentes, eles possuem a mesma dificuldade e correm os mesmos riscos.
Esse cuidado também vale para cães que tem problemas de separação mais sérios, com o é o caso de cães com ansiedade por separação. Se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler o artigo sobre como ensinar o cão a ficar sozinho e também temos uma live falando como acostumar o cão a ficar sozinho em casa.
Sei que posso ter te assustado, mas fiz isso porque quero te ajudar enquanto ainda é cedo. Saiba que, apesar de não ter começado da melhor forma, você pode fazer melhor daqui para frente.
O seu cão ainda é novo e vocês tem uma longa jornada. Aproveite para começar a trabalhar essas questões agora, pois assim as chances de sucesso são maiores.
Quando é a hora de deixar o filhote sozinho em casa?
Não há regra geral, mas para conseguir isso você precisa trabalhar algumas coisas com o filhote. A primeira delas é a independência emocional enquanto você ainda está em casa. Isso pode ser feito utilizando um portãozinho e oferecendo atividades que o cão gosta lá na suíte canina dele, assim como explico no material complementar do tópico anterior.
Recentemente trouxemos um filhote para a nossa casa. Tomamos o cuidado de pegar de um criador sério, que fez um trabalho excepcional e com certeza isso nos ajudou demais. A Momo, nossa filhote de Border Collie, veio para casa com 70 dias.
Quando ela chegou na nossa casa, já estava tudo preparado, inclusive já sabíamos qual seria o cantinho dela. Simplesmente levamos ela para lá e desde então tudo que acontecia na vida dela, acontecia nesse lugar. Dou inclusive vários exemplos do que fazemos aqui com ela e o Pop na nossa rotina nesse vídeo abaixo:
Ela recebia as refeições lá, os brinquedos, fazíamos as brincadeiras e todo o resto. Tomamos o cuidado de não deixar ela sozinha nas primeiras semanas, porque nossa rotina permitia isso, afinal, trabalhos em casa. Só que durante o dia ela já foi se acostumando que ali era o lugar dela e que nós não ficaríamos o tempo juntos ou grudados.
Quando vou saber que posso deixar o filhote sozinho?
Quando ela estava com uns 6 meses de idade já conseguíamos sair de casa sem ela nem notar, até porque a porta do quarto dela já está ficando fechada e a maior parte do tempo que ela passava lá dentro, ela estava dormindo tranquilamente.
Outra coisa que notamos aqui é que com o portãozinho ela tinha mais dificuldades em ficar restrita lá do que com a porta fechada. O mais comum é o contrário, mas no nosso caso ela consegue relaxar melhor sem ter contato visual.
Para descobrir se ela ficaria bem, começamos a testar saídas mais rápidas de casa e mantínhamos uma câmera Wi-Fi conectada no quarto para podermos monitorar ela durante a nossa saída. Então saíamos por 2 minutos e ficávamos de olho na câmera. Depois saíamos por 5, 10, 20, 30 minutos e sempre observando. E assim você vai vendo quando é hora de progredir.
Dicas e sugestões para o seu cão brincar sozinho
Há uma infinidade de atividades que você pode deixar para o seu filhote fazer quando ele está sozinho ou longe de você, fiz inclusive um artigo com 5 dicas para fazer o seu cachorro brincar sozinho.
Nesse artigo eu dou várias ideias do que você pode fazer para o seu cão querer e até gostar de ficar longe de você, caso ele ainda não tenha algum problema de separação mais grave. Recomendo fortemente que implemente aí na sua rotina desde já.
Outros problemas surgirão, esteja preparado
A questão da suíte canina e restrição de espaço vai te ajudar muito na hora de ensinar o seu cão onde deve fazer suas necessidades e o que pode e o que não pode destruir.
Além disso, é muito importante que você saiba montar uma rotina previsível e equilibrada para dar oportunidades desse filhote gastar sua energia em atividades desejadas. A previsibilidade é muito importante para filhotes manterem os níveis de ansiedade controlados, pois a imprevisibilidade pode trazer problemas.
Lá pelos 70 dias já começarão os problemas com mordidas, destruição, provavelmente ainda não terá resolvido 100% do xixi, talvez comece a ter problemas com latidos, agitação, enfim, todos os problemas de quem tem um filhote em casa.
Por isso você tem duas opções: esperar essas coisas se tornarem um problema para só depois ir atrás, ou já se prevenir e aprender como lidar com tudo isso desde já.
Terá também o passeio e todas as dificuldades relacionadas a ele. Além da socialização que é muito importante para evitar que seu cão fique medroso e latindo para tudo. Essa é a dica que eu posso te dar: se aprofunde nesses temas e trabalhe na prevenção.
Não foque apenas em deixar ele sozinho
Ou seja, são tantas coisas que você precisa ir trabalhando além da independência desse cão, que ficar pensando em deixá-lo sozinho por tanto tempo é querer jogar fora essa fase mais importante de aprendizado do filhote.
É como querer deixar uma criança sozinha, isolada durante toda a sua infância e depois cobrar dessa mesma criança o porquê ela não sabe ler, escrever e muito menos interagir com outras pessoas.
Quer um passo a passo para educar seu filhote?
Caso tenha ficado meio perdido com a quantidade de coisas que você precisa trabalhar nessa fase mais importante da vida do seu filhote, fique tranquilo que existe uma forma de você saber exatamente o que fazer em todas essas situações.
Sabendo da dificuldade que é educar um filhote sem deixar nada de lado e sem ficar com aquela sensação de que tem muita coisa pra se fazer e pouco tempo, eu resolvi criar um cronograma de treino com tudo que você precisa fazer para ter um filhotinho super comportado, que é o centro das atenções aonde quer que você vá e é querido por todos.
Você precisa seguir o Método Cão Popstar
Foi exatamente esse cronograma que seguimos com a nossa filhote Momo e hoje ele está dentro do Método Cão Popstar. Se você quer ter acesso ao método completo, o cronograma e o Diário de um filhote onde você vai ver na prática e na vida real tudo que fizemos com a Momo. Basta acessar esse link aqui.
Além disso todos os alunos do Método Cão Popstar podem participar da comunidade fechada no Facebook para compartilhar suas experiências e tirar dúvidas sobre essa jornada tão solitária que é educar um filhote de cachorro.
Em suma a ideia da comunidade é você não ter que se sentir mais sozinho nessa jornada e nem ficar perdido indo atrás de dicas na internet. Tudo que você precisa, está lá.
Na plataforma e na comunidade eu faço questão de acompanhar a evolução de cada um dos alunos. Além disso, ainda fazemos um encontro ao vivo no final de cada mês com todos juntos para tirar todas as dúvidas restantes.
Espero que possa ter dado uma visão geral do que você enfrentará daqui para frente. Portanto tenha paciência, seja persistente e não desista, garanto que valerá muito a pena e você sairá muito melhor depois disso tudo.