Não consigo dar banho ou cortar as unhas do meu cachorro

A primeira coisa que você deve pensar ao ter problemas em dar banho no seu cachorro é: será que é melhor levar ele no banho e tosa, já que eu não consigo?

Levar ou não levar cachorro no banho e tosa, eis a questão.

Se você não tem habilidade suficiente para fazer isso, você pode acabar machucando ou fazendo da maneira adequada. Nesse caso é melhor levar ao banho e tosa. Mas temos outro problema. Se o seu cão não gosta que nem você faça isso com ele, que teoricamente é a pessoa em que ele mais confia, como será que ele reagirá com alguém totalmente desconhecido?

Aqueles cães que não deixam fazer isso em casa mas deixam no petshop muitas vezes não é porque ele gosta do petshop. Mas sim porque eles estão em um ambiente totalmente diferente, muitas vezes com pessoas desconhecidas e sem o seu porto seguro que é você.

Isso faz ele se sentir muito vulnerável a ponto de inibir as chances dele reagir a qualquer manipulação, apesar de eventualmente acontecer em alguns casos. Entretanto, o cão não reagir no banho não significa que ele está gostando ou está deixando porque está tranquilo.

Pelo contrário, provavelmente esse cão está apavorado a ponto de ficar congelado e não conseguir sequer se defender. Isso gera um estresse muito grande e se repetido com muita frequência, pode prejudicar a saúde física e mental dele, além de abalar muito a confiança desse cão nas pessoas.

Outro efeito colateral de forçar o cão a tomar banho ou cortar as unhas é que ele passará a ter cada vez mais aversão ao toque. Portanto o problema vai ficando cada vez pior, assim como uma bola de neve que não para de crescer.

Como dar banho e cortar as unhas do cachorro sem forçar?

Se você precisa cortar as unhas do seu cão mas não consegue fazer isso em casa, não tem problema. Você pode levá-lo ao petshop e fazer o cão passar por tudo isso, mas saiba que não está bom para ele. Esse é o primeiro ponto e o mais importante, ter consciência do problema e de como isso pode estressar o seu cão.

Agora que ele já cortou as unhas e aparou os pelos, você tem pelo menos 6 meses para conseguir fazer um trabalho com ele em casa antes de ter que realmente cortar de novo. É aqui que você entra com o treinamento, não dias antes de precisar fazer o cão passar por tudo isso de novo.

Nesse período você vai fazer todo o trabalho de dessensibilização ao toque e manipulação das patas. Depois vai dessensibilizar o seu cão ao cortador de unhas ou à lixa/esmeril. Nas aulas do curso Cão Popstar eu mostro e explico como isso pode ser feito, com todas as etapas e como evoluir gradualmente. É um trabalho longo, mas necessário e duradouro.

Se você não é aluno, você pode dar uma olhada nessas três publicações que fiz sobre esse assunto:

O que é melhor fazer então?

  1. Se dedicar por 6 meses, sendo que muitas vezes antes disso você já tem bons resultados, e ter um cão que vai deixar você cortar as unhas e dar banho pelo resto da vida.
  2. Empurrar esse problema para o petshop e ter um cão estressado que odeia ser tocado e odeia pessoas pelo resto da vida.

Coloque na balança e veja o que é melhor não só para você, mas para o seu cão também. Com certeza seria muito melhor a opção 2, porque o problema fica na mão do banhista/tosador, mas eu diria que, na minha humilde opinião e com a minha experiência, a primeira opção é a melhor para o cão.

Além do que, depois de ter feito esse trabalho e o seu cão aceitar melhor esses procedimentos, você até pode voltar a levar ele no petshop da sua confiança e tenho certeza de que terá facilitado muito o trabalho dos profissionais de lá. Eles vão te agradecer.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO