5 coisas que você deve ensinar ao seu filhote desde já

Abaixo estão as 5 coisas que mais importantes para se ensinar ao seu filhote e que irá facilitar muito a sua vida.

1) Ensinar o filhote a ter autocontrole

Um cão sem autocontrole é aquele que não sabe lidar com a frustração, é muito insistente, costuma puxar a guia, pula muito nas pessoas, late demais, fica muito agitado, é impaciente e não presta muito atenção na pessoa. Portanto é esta habilidade que fará o seu cão se controlar melhor diante de todas essas situações.

Além do que, não ache que a falta de autocontrole é algo que atinge apenas os cães. Quem nunca viu uma criança chorando no meio de uma loja porque queria algo e a mãe não deu? Isso acontece porque essa criança ainda não sabe lidar com a frustração de querer algo e não poder.

Da mesma forma que nós devemos aprender a lidar com a frustração, os cães também precisam. No entanto, não ache que o seu cão vai aprender sozinho ou basta esperar ele virar adulto que magicamente saberá como lidar com tudo isso. Você precisa ensinar isso a ele. Temos uma aula completa e gratuita sobre autocontrole, não deixe de ver.

2) Aproveitar a janela de socialização

Um cão que não foi bem socializado pode ter medo de barulhos, carros, motos, guarda-chuva, carrinho de bebê, criança, outros cães, sacos de lixo, caminhões, pessoas, dentre outros. Por isso é muito importante apresentar o quanto antes todas essas coisas que ele encontrará lá fora.

Um cão que não foi bem socializado até os 4 meses de idade será um cão muito inseguro e que provavelmente começará a reagir a tudo aquilo que ele vê como uma ameaça. Afinal, você já deve ter visto ou ouvido alguém falar que o cão dela é racista, não é mesmo?

Será que realmente existe racismo entre os cães? É mais provável que esse cão nunca viu uma pessoa negra até o final da janela de socialização dele e por isso ele tem medo. Após o término da janela de socialização, tudo aquilo que o filhote não teve boas experiências ou uma exposição significativa, há grandes chances de ser visto como uma ameaça.

Se você quer saber 5 formas de socializar o seu filhote com segurança antes das vacinas, não deixe de ler nosso artigo sobre o assunto.

3) Ensinar a andar na guia

Nem preciso dizer que cães não nascem sabendo andar na guia, preciso? Pois é, você precisa primeiro ensinar o seu filhote a utilizar esse negócio desconfortável chamado de guia, coleira e peitoral. Se você quer saber mais sobre os equipamentos de passeio, não deixe de ver esse vídeo.

Você pode muito bem começar a acostumar o seu cão a utilizar o equipamento de passeio ainda dentro de casa, antes mesmo de poder sair para passear. Feito isso por alguns dias, agora é hora de ensinar o seu cão a andar perto de você. Por fim, não deixe de ver o artigo em que falamos os 7 passos para ensinar o cão a andar sem puxar.

4) Ensinar o princípio das trocas ao filhote

Ensinar o cão que ele precisa fazer algo em troca daquilo que ele quer muito vai ajudar você a não ter problemas com isso lá na frente. Sabe aquele cão que não faz nada que você pede, que é teimoso e só faz as coisas que quer? Pois é, talvez ele seja assim porque você nunca o ensinou a ser diferente.

O conceito nada é de graça consiste em mostrar ao seu cão que ele precisa fazer algumas coisas para ter acesso aquilo que ele mais quer. Você pode, por exemplo, ensinar o seu cão a sentar para:

  • Entrar ou sair de casa, do carro ou elevador;
  • Cumprimentar as pessoas;
  • Atravessar a rua;
  • Ser liberado para comer.

Ensinar filhote

Existe uma infinidade de possibilidades para o cão fazer algo em troca antes de receber o que ele quer, mas se você começa a dar tudo isso de graça pra ele, como ele vai entender que precisa fazer algo? Por isso é tão importante treinar o próprio cão, porque assim, além de fortalecer o vínculo e comunicação entre vocês, você está reforçando este conceito na cabeça dele.

5) Trabalhar o foco e concentração

Essa habilidade precisa ser desenvolvida. Seu filhote não irá prestar atenção e ficar atento em você sem que você treine isso com ele antes. Filhotes conseguem focar e se concentrar por pouco tempo, por isso é muito importante fazer sessões de treino curtas.

Não se esqueça também de sempre recompensar o seu cão com alguma brincadeira ou petisco, assim você manterá a motivação dele elevada da próxima vez que vocês forem treinar novamente. Para saber mais sobre como manter o cão focado no treino, veja essas 9 dicas para aumentar a motivação do seu cão no treino.

E ensinar o filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Educação sanitária é como ensinar um a criança a andar. É o mínimo necessário, mas há coisas tão ou mais importantes quanto. Infelizmente a maioria das pessoas só se preocupam com isso e param por aí. Trabalhe essas 5 coisas e você estará à frente de 70% dos “cachorreiros”.

Se ainda não sabe como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo, temos um artigo aqui só sobre esse assunto. E se você quer um curso completo com acompanhamento para começar a ensinar o seu filhote do jeito certo, não deixe de dar uma olhada no curso Cão Popstar.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO