Cão que faz xixi de felicidade ao receber a família ou visitas

É senso comum achar que o cão que faz xixi ao receber visitas e que fica muito agitado e eufórico é algo normal. Muitas vezes dão até o nome de xixi de felicidade, como se o cão estivesse tão feliz que não aguenta nem se segurar.

Muito cuidado se você acha que isso é verdade… Talvez você esteja confundindo ansiedade com felicidade. Um cão pode estar feliz sem estar ansioso, mas também pode estar ansioso sem estar feliz.

Portanto o seu cão ficar em um estado emocional a ponto de não conseguir segurar o próprio xixi está muito longe de ser apenas felicidade.

Você faz xixi ao receber visitas que está com muita saudade?

Eu também fico feliz quando recebo visitas em casa, mas não a ponto de fazer xixi na própria calça. Quem nunca passou por uma situação de muito estresse ou ansiedade a ponto de ter dor de barriga e ter que sair correndo para ir ao banheiro?

Acredito que nessa hora, a dor de barriga não foi causada pela felicidade, mas sim pela ansiedade. E essa ansiedade normalmente está relacionada a uma grande expectativa e nervosismo.

É por isso que o cão que gosta muito de pessoas e de receber visitas pode ficar tão agitado a ponto de fazer xixi. Isso é tão ruim quanto o cão que não gosta de pessoas e acaba fazendo xixi por medo.

Nos dois casos, o cão está passando por uma situação estressante e se isso acontece várias vezes ao dia, todos os dias da semana, com certeza você terá um cão com problemas de comportamento ou até mesmo de saúde muito em breve.

Não fique achando que é bonitinho o cão fazer muita festa na sua chegada. Quanto mais atenção você dá a isso ou quanto mais você ignora que isso pode se tornar um problema, mais você acaba agravando a situação.

O que fazer então para resolver esse problema?

Antes de qualquer coisa, é importante entender se o seu cão é feliz e o que fazer para dar uma vida boa pra ele. Não adianta exigir algo do seu cão se ele não tem o mínimo necessário.

Depois disso, o primeiro passo para resolver o problema de latidos e pulos na chegada de visitas é entender que o cão só faz isso porque está muito agitado. Quanto mais calmo ele conseguir ficar nessas situações, maiores as chances dele receber as pessoas educadamente, além de não fazer xixi. Elimine essas recepções muito agitadas da vida do seu cão de uma vez por todas.

Fique tranquilo, ele não ficará chateado com você e nem deixará de te amar. De todos os cães que já atendi até hoje, 100% deles eu simplesmente ignoro e só interajo se o cão estiver calmo.

Não faço isso apenas com os meus alunos, mas também aplicamos isso aqui em casa com nossos cães. E se por acaso você já me acompanha nas redes socais, verá que ignora-los na chegada não afeta em nada a nossa relação, que por sinal está bem saudável.

Inclusive todos os cães que atendo ficam super felizes com a minha chegada, mas sabem que eu só darei atenção a eles após eles se acalmarem.

Quer aprender mais sobre como ensinar o cão a receber visitas?

Se quer se aprofundar mais nesse assunto, não deixe de ver essa aula gratuita sobre como lidar com o cão para não ter problemas com medo ou agitação na chegada de visitas.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO