O que fazer para o cão fazer xixi e cocô dentro de casa?

A maioria das pessoas tem problemas com cães que fazem xixi pela casa inteira. Mas e aquelas pessoas que tem o problema oposto?

Um cão que só faz as necessidades no passeio. Pois é, esse é um problema muito comum, principalmente as pessoas que moram em apartamentos bem pequenos. Como fazer para o cão fazer xixi e cocô dentro de casa?

 

Porque meu cão não faz xixi e cocô dentro de casa?

Se o seu problema é que o seu cão está fazendo dentro de casa, mas erra o lugar, recomendo que veja esse outro artigo sobre como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo. No entanto, se o seu problema é que ele não faz dentro de casa por nada, continue lendo este artigo.

 

Há três grandes motivos para o cão não querer fazer suas necessidades dentro da casa/apartamento, são eles:

  1. Falta de uma referência adequada de banheiro e/ou o banheiro não é atrativo o suficiente, principalmente banheiros artificiais;
  2. Não se sente à vontade para fazer dentro de casa pois o banheiro é muito pequeno;
  3. Evita fazer pois o banheiro escolhido é muito próximo do local de convivência do cão (principalmente em ambientes pequenos).

 

Qualquer cão adulto que tem um mínimo de noção de higiene, vai evitar fazer as necessidades dentro de casa. Principalmente se ele sabe que tem algumas oportunidades no dia para fazer isso lá fora, nem que sejam apenas duas vezes por dia.

Logo ele opta por não fazer mais dentro de casa para manter o ambiente em que ele convive limpo. Mas isso se torna um problema porque o cão começa a segurar o cocô e principalmente o xixi por muitas horas, o que pode ser prejudicial para ele.

 

Saiba escolher um local de banheiro adequado

Primeiro, leia o artigo onde falamos sobre como ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo. Neste artigo você aprenderá a escolher um local mais apropriado dentro da sua casa.

Entendendo que o cão não faz dentro de casa por não encontrar um local adequado para se aliviar, você precisa transformar alguma parte da sua casa em um banheiro muito mais atrativo do que a rua, o que é bem difícil.

Quanto mais próximo do natural for o banheiro, melhor. Se estiver com muita dificuldade, recomendo que você tente utilizar grama natural no início.

Algumas coisas que vão ajudar a tornar o banheiro dentro de casa mais atrativo:

  1. Deixar o mais afastado possível dos locais que o cão passa a maior parte do tempo, dorme, come e bebe água.
  2. Escolher uma superfície bem absorvente como um tapete higiênico ou, se possível, uma grama sintética ou grama natural (melhor de todos).

 

A condição para sair de casa é fazer as necessidades dentro

Garantindo que o banheiro dentro de casa é o mais apropriado para as preferências do seu cão, agora é hora de fazer a parte mais difícil, que é não sair mais até ele fazer dentro de casa.

Só que não basta simplesmente deixar os eu cão segurando até não aguentar mais. Para diminuir o tempo em que o cão fica segurando, há duas estratégias.

A primeira é sair com ele pela última vez na noite anterior e no dia seguinte, quando acordar, ele já estará com vontade de fazer xixi. Dê bastante líquido para ele beber (água, água de coco ou caldo de carne ou ossos).

Depois de ingerir bastante líquido, brinque bastante, pois assim ele irá cansar e beber mais água, além de ter mais vontade de fazer xixi. A partir de agora é só esperar, uma hora ele terá que fazer.

É muito importante não ceder, pois se você fizer isso, vai ser muito pior para o seu cão. É melhor ele segurar bastante agora, mas apenas uma vez, do que ficar segurando pelo resto da vida.

Independente de onde ele fizer, se você estiver por perto, elogie muito e recompense com um petisco que ele nunca recebeu na vida, de preferência um pedaço de carne (frango, fígado, moela), salsicha, queijo ou similares.

Se por acaso ele fez no lugar errado, não tem problema. O seu objetivo é apenas que ele faça dentro de casa. Daqui a algumas semanas você lê novamente o artigo sobre xixi e cocô no lugar certo e tenta ajustar a mira.

 

Alguns cães tem medo de fazer perto de alguém

Um problema bem mais específico, mas que eu já atendi era exatamente esse. Acabamos descobrindo que o cão tinha receio de fazer perto da dona. Como ela passava a maior parte do dia em casa e sempre próxima do cão, ele ficava segurando para não fazer dentro de casa por estar perto dela.

Uma solução que encontramos foi deixar o cão em um ambiente separado, sem que ele pudesse ver as pessoas. Assim ele tinha privacidade para fazer suas necessidades sem ser incomodado por ninguém. Na primeira vez que ele ficou restrito no quarto com o banheirinho, logo acabou fazendo.

Depois que descobrimos isso, algumas vezes ao dia sua dona levava o cão até o quarto e deixava ele alguns minutos lá para que fizesse suas necessidades. Depois ela abria a porta, recolhia o banheiro, limpava o local e liberava o cão novamente. É algo bem inusitado, mas aconteceu comigo, quem sabe não pode ser também o seu caso.

Há diversos motivos para um cão ter receio de fazer perto das pessoas. O principal deles é por conta das broncas dadas quando o cão errava o local. Por isso se você dá broncas no seu cão por errar o xixi ou cocô, elimine isso da vida de vocês imediatamente. Se quer entender porque você não deve brigar se seu cão erra o lugar do xixi ou cocô, veja esse vídeo.

Mas no caso dessa minha aluna, ela nunca tinha brigado com o seu cão por errar o xixi, até porque ele fazia no lugar certo, mas começou a segurar sozinho pra fazer apenas no passeio. Não conseguimos identificar o que fez ele não querer mais fazer dentro de casa perto das pessoas, mas isso não impediu de encontrar uma solução.

 

Como evitar que ele pare de fazer xixi e cocô dentro de casa?

Se seu cão já faz as necessidades dentro de casa e você não quer ter problemas com isso no futuro, eu recomendo que continue recompensando sempre que ver ele fazendo dentro de casa.

Além disso, outra condição para poder sair de casa pode ser só sair depois que ele fizer suas necessidades, ou pelo menos o xixi. Caso contrário, você voltará a ter o problema que estava tendo antes e pior, dessa vez ele fará de tudo para segurar e nunca mais fazer dentro de casa.

Por isso é muito importante manter o banheiro de casa o mais atrativo possível e ainda por cima, recompensar muito todas as vezes que ele usar.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO