Entenda como fazer o cão parar de se lamber tanto

É normal o cão ficar se lambendo muito? Pode ser que sim, pode ser que não. Além disso, como posso fazer para o cão parar de se lamber tanto? Primeiro é preciso entender quais são as principais causas que fazem um cão ficar se lambendo.

 

Fazer cão parar de se lamber

1) Limpeza

Os cães usam a língua para limpar suas patas, seu corpo ou até mesmo para se coçarem. Quando há algum machucado na pele, eles costumam ficar se lambendo também.

Eu gosto de brincar falando que o Pop é autolimpante. Quando fazemos um passeio onde ele suja as patas, depois de alguns minutos em casa, suas patas já estão limpas de novo.

 

 

2) Soothing-behavior

Existe um determinado tipo de comportamento em mamíferos em que o animal faz determinada ação na tentativa de aliviar a tensão e relaxar. Vemos muito isso em crianças que chupam o dedo, ficam mordendo a fraldinha de pano ou ficam agarradas com seu ursinho de pelúcia (famoso “cheirinho”).

Isso também pode acontecer em cães quando ele dá umas lambidinhas nas patas à noite e logo relaxa e dorme, como a criança que chupa o dedo antes de dormir.

 

 

3) Interação

Muitos cães utilizam a lambida na cara como forma de interagir com outros cães, cumprimentar, demonstrar afeto ou às vezes até para tentar apaziguar a situação, tentando mostrar que é amigável.

Vejo muito isso entre mãe e filhotes da ninhada, quando a mãe retorna, os filhotes começam a lamber a boca da mãe. Alguns dizem que isso tem uma explicação evolutiva de que os lobos lambiam a boca da mãe ao retornar de uma caça para que ela vomitasse a comida para os filhotes comerem.

 

 

4) Estresse

Quando o comportamento de se lamber começa a se tornar excessivo, muitas vezes direcionado a objetos, paredes ou pessoas isso pode ser um sinal de alerta.

Ficar se lambendo ou lambendo coisas excessivamente/compulsivamente pode ser um forte indício de que esse cão está com níveis elevados de estresse e na tentativa desesperada de conseguir aliviar a situação, começa a se lamber porque de certa forma isso traz um prazer momentâneo, muito parecido com o soothing-behavior citado anteriormente.

Uma das principais causas de estresse é o relacionamento conflituoso com a própria família, principalmente se há muitas broncas envolvidas.

 

Fazer cão parar de se lamber

Portanto é muito importante conhecer muito bem o seu cão, analisar em quais momentos isso acontece e avaliar em quais situações se encaixam.

Já atendi casos de cães que ficavam mais de 15 minutos lambendo a perna e braço das pessoas ou até cães que começavam a lamber as patas a ponto de formar feridas, sem que houvesse qualquer problema de pele ou machucado no local. Isso está longe de ser considerado um comportamento normal.

Avalie muito bem a rotina do seu cão e entenda quais são as necessidades dele. Se quer entender o que um cão precisa para ser feliz, leia este artigo que você aprenderá algumas formas de reduzir esse estresse. Nos casos 1, 2 e 3, normalmente o cão não fica se lambendo por muito tempo e é considerado algo aceitável.

Mas se o seu caso é o 4, talvez você não esteja conseguindo proporcionar uma vida de qualidade para o seu cão.

Tome cuidado ao achar que um cão só precisa de amor, caminha e comida. Os cães precisam de muito mais do que isso, não se esqueça de que antes de serem nossos melhores amigos, eles são animais que, assim como nós, tem suas necessidades básicas caninas, totalmente diferente das nossas humanas.

Nesse caso não adianta brigar ou ficar impedindo do cão se lamber, porque ele só irá redirecionar para algum outro comportamento compulsivo ou pior, intensificar ainda mais o problema.

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO