Como ensinar o cão a passear sem puxar em 7 passos simples

A parte mais importante em ensinar o cão a passear sem puxar é mostrar a ele onde você gostaria que ele ficasse e o que acontece se ele tensiona a guia.

 

Por que os cães puxam a guia?

Se você já está tendo problemas com o seu cão no passeio, pois ele puxa muito a guia na rua, recomendo que você leia o artigo sobre como ensinar o cão a passear tranquilamente.

Nesta publicação falaremos especificamente sobre uma das maneiras de ensinar o cão a andar próximo de você, que é uma das etapas para resolver esse problema.

 

Treino para ensinar cão a passear sem puxar

Como não podemos explicar isso ao cão através de palavras, precisamos demonstrar a ele através de uma brincadeira que ele gosta e assim ele vai aprendendo através da tentativa e erro.

De preferência acertando mais do que errando (se ele está errando muito significa que está muito difícil e confuso e que você está na etapa errada).

A brincadeira consiste em: se posicionou no local correto, ganha algo que ele quer muito, que no caso pode ser um petisco.

Antes disso, você precisa praticar sua habilidade em segurar a guia, marcar o acerto e entregar o petisco na altura da cabeça do cão.

Segure a guia e o clicker com uma mão e deixe a outra livre para entregar o petisco. Clique primeiro e depois entregue a recompensa.

Pratique esse movimento longe do cão para ele não ouvir o clicker. Nesse exercício o clicker ajuda bastante, mas não é obrigatório.

Pronto, agora você pode começar a treinar com o seu cão dentro de casa, conforme os passos abaixo.

 

Passo 1)

Ainda parado, marque e recompense o cão várias vezes por permanecer na posição correta, que pode ser seu lado esquerdo ou direito, escolha um.

 

Passo 2)

Se mova apenas alguns passos para a frente e aguarde o cão vir até você, sem tensionar a guia. Ele precisa vir sozinho, sem você chamar.

 

Passo 3)

Assim que ele se movimenta para perto de você, mesmo que apenas um pouco, clique e recompense ele na posição ideal ao seu lado.

 

Passo 4)

Repita esse passo até que o cão esteja acompanhando você assim que você começar a andar para frente.

 

Passo 5)

Aumente gradualmente o número de passos entre cada clique e recompensa. Se o cão ficar confuso, diminua a quantidade de passos e evolua mais devagar.

Se quer ver um exemplo de treino nessa etapa um pouco mais avançado (com distrações), veja esta publicação aqui.

 

Passo 6)

Agora é hora de começar a mudar de direção e de velocidade. Se estiver difícil nesta etapa, significa que você não treinou o suficiente nas etapas anteriores.

Veja um exemplo de treino nesta etapa onde estamos mudando a direção e velocidade aqui nesta publicação.

 

Passo 7)

Por fim, vá para uma área maior e mais interessante e comece tudo de novo desde o passo 1. Quando vocês chegarem no passo 6 de novo, faça em mais um novo lugar.

Nesta publicação aqui eu mostro uma forma de generalizar os passos anteriores e testar se o seu treino foi bem feito.

 

Generalizando o treino para outras situações da vida real

Fazer este treino dentro de casa não será o suficiente para o seu cão nunca mais puxar, mas é essencial e parte fundamental do processo. O problema é que muitos pulam essa etapa e querem praticar já em ambientes muito difíceis logo de cara.

Depois de ter praticado bastante em casa, você vai começar a fazer o mesmo em outros ambientes, sempre do mais fácil para o mais difícil, percorrendo todos os 6 passos. Se quer ver mais ou menos como será o resultado final, veja esta publicação aqui.

Não se esqueça também de avaliar o real motivo do seu cão estar puxando. Só fazer esses exercícios pode não resolver o seu problema se o seu cão puxa porque tem medo, por exemplo. Mas isso eu explico com mais detalhes no artigo sobre como passear tranquilamente que citei no começo desse artigo.

Caso queira se aprofundar mais no assunto, não deixe de ver as publicações sugeridas do Instagram sobre os exercícios de guia. Temos também aulas completas sobre passeio no Portal Cão+Saudável mostrando todos esses detalhes na prática.

Agora é hora de praticar, bons treinos!

Rafael Velozo

Rafael Velozo

É adestrador comportamentalista, fundador da Cão+Saudável e idealizador do Portal Cão+Saudável.
COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
LEIA MAIS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Se cadastre para ser lembrado. Aula ao vivo toda quarta às 20h!